Um nome até então desconhecido do grande público será o chefe do futebol brasileiro. Samir Xaud é o primeiro (e será o único) candidato para substituir Ednaldo Rodrigues, afastado do cargo pela Justiça do Rio, e portanto será o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se tudo correr com o planejado até a eleição da entidade, marcada para o próximo domingo, 25.

Médico de 41 anos e sucessor de seu pai, Zeca Xaud, que comanda o futebol de Roraima há quase quatro décadas, Samir registrou sua chapa na sede da CBF, no Rio de Janeiro, neste domingo, 18, e já conta com um número de apoiadores que inviabiliza a inscrição de qualquer concorrente. O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, tinha intenção de concorrer, mas não obteve apoio suficiente.

Samir Xaud conta com o apoio de 25 das 27 federações estaduais (só São Paulo e Mato Grosso não o apoiaram), além de 10 clubes, incluindo Botafogo, Grêmio, Palmeiras e Vasco, entre os times da Série A. Reinaldo Carneiro Bastos contava com o apoio de 3o clubes, mas como as federações tem peso 3 na eleição, contra 2 dos times da Série A e 1 da B, a eleição já está definida, ao menos que alguma liminar ou mudança de última hora ocorra ao longo da semana.

Neste domingo, em entrevista à CNN, Samir Xaud, que é vice-presidente da Federação Roraimense de Futebol, já falou como chefe da CBF, com mandato até 2029.  “A partir do dia 26 de maio, serei o presidente da CBF”, disse em entrevista ao Domingol com Benja, da CNN Esportes. Ele garantiu ainda que a chegada do técnico Carlo Ancelotti não será afetada com a saída de Ednaldo Rodrigues.

”Risco nenhum, (Ancelotti) será nosso treinador. Acredito e confio no trabalho dele. Tivemos alguns contatos prévios nos bastidores para dar uma segurança para ele, segurança jurídica. Ele sim será nosso técnico, terá toda autonomia para trabalhar. Só estamos aguardando ele vir e fazer o trabalho para trazer esse hexa para o Brasil”, afirmou. ”Ele vai morar no Brasil. Vai morar no Rio de Janeiro, como eu.”

 

Quem é Samir Xaud, o novo presidente da CBF?