Lamine Yamal é a sensação do momento no futebol mundial. Joia do Barcelona, o garoto espanhol de apenas 17 anos se consolidou ainda mais como uma realidade ao brilhar na semifinal da Champions League 2024/25, no empate por 3 a 3 contra a Inter de Milão.
Podendo conquistar quatro títulos na temporada, o jovem revelado em La Masia entrou definitivamente na briga pela Bola de Ouro deste ano. Ele agora se junta a Raphinha e Pedri, seus companheiros, e Mohamed Salah, do Liverpool, na lista de principais candidatos. Lautaro Martínez, da Inter, e Ousmane Dembelé, do PSG, correm por fora.
Os mais jovens Bolas de Ouro da história
Yamal, caso consiga levar o prêmio, passará a ser o mais jovem a ser eleito como melhor jogador do mundo. É provável que a cerimônia ocorra depois do espanhol completar 18 anos (seu aniversário é dia 13 de julho), três anos a menos do que Ronaldo, atual detentor do posto, tinha em 1997.
O craque ficou com a Bola de Ouro daquele ano em razão de suas atuações por Barcelona, Inter de Milão e seleção brasileira. O atacante tinha 21 anos, três meses e cinco dias de idade quando ficou com a premiação.
O brasileiro já havia aparecido na votação em dois anos antes. Em 1995 (primeira edição que atletas não-europeus puderam receber votos), Ronaldo ficou em 26º, enquanto no ano seguinte foi o segundo colocado, atrás do vencedor Matthias Sammer por apenas um voto

Ronaldo com a camisa da Inter – Reprodução / Twitter (X) @Inter
O segundo mais novo a ficar com a Bola de Ouro foi o inglês Michael Owen, que venceu o prêmio em 2001, aos 22 anos e quatro dias. O terceiro colocado do ranking de jovens é Lionel Messi, eleito o melhor do mundo em 2009 com 22 anos, cinco meses e sete dias.





