O Brasil enfrenta a Coreia do Sul na sexta-feira, 10, às 8h (de Brasília), no Seul World Cup Stadium, por amistoso internacional. O confronto marca o retorno a um país especial para a história da seleção brasileira.

Ao todo, a Canarinho entrou em campo nove vezes em território sul-coreano, acumulando oito vitórias e sofrendo apenas uma derrota, em um histórico que mistura amistosos e jogos oficiais. Além disso, iniciou na Coreia a campanha do pentacampeonato mundial, em 2002.

O Brasil na Coreia

A história da seleção em solo coreano começou em agosto de 1995, com uma vitória por 1 a 0 em um amistoso na cidade de Suwon, com gol de Dunga. Dois anos depois, em 1997, um novo confronto em Seul terminou com outro triunfo brasileiro, desta vez por 2 a 1, em virada com tentos de Ronaldo e Sonny Anderson.

Um dos lances polêmicos do primeiro jogo entre Brasil x Turquia, em 2002

Um dos lances polêmicos do primeiro jogo entre Brasil x Turquia, em 2002

Contudo, a terceira visita, em março de 1999, marcou o único revés do Brasil no país até hoje. Comandada por Vanderlei Luxemburgo e com uma equipe alternativa, a seleção foi surpreendida e perdeu por 1 a 0 para a Coreia do Sul.

O capítulo mais marcante da trajetória brasileira no país foi escrito durante a Copa do Mundo de 2002, sediada em conjunto com o Japão. O Brasil disputou toda a fase de grupos no país, trilhando o caminho para a conquista do título.

A campanha começou com uma vitória de virada por 2 a 1 sobre a Turquia, em Ulsan. Na sequência, uma goleada por 4 a 0 sobre a China, em Seogwipo, e outra vitória elástica por 5 a 2 contra a Costa Rica, em Suwon, garantiram a classificação com 100% de aproveitamento.